17 de setembro de 2013

On terça-feira, setembro 17, 2013 by Marcio Furlani in
Depois que entrei na faculdade de marketing, escutei de alguns amigos assim.... E ai cara... vai ser um publicitário..
E a resposta é sempre... não cara..  vou ser um marketeiro. 
As pessoas confundem o que cada profissão faz, mas isso é natural, pois as profissões são muito parecidas, mas seus objetivos são bem diferentes.


O profissional de marketing tem capacidade de criar estratégias com objetivo de satisfazer os desejos e necessidades do consumidor. Envolve da logística até a definição do preço para construir valores e tornar os benefícios do produto mais claros ao público-alvo. Se o Marketing fosse um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.
Para ilustrar melhor, vamos considerar um cara que está se preparando para a balada. O objetivo do rapaz é conquistar uma garota. Para isso, ele usa de forma inconsciente algumas estratégias de Marketing (que muitos chamam de “marketing pessoal”): roupas de marca, perfume caro, cabelo com gel (opcional) e um carro. A cantada faz o papel da Publicidade: tem que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (o cara) e não espantar o público-alvo.


Para o produto ou serviço ter sucesso no mercado é necessário que as duas áreas andem juntas, já que se uma for ruim o desempenho da outra será afetado. Talvez seja por isso que o seu amigo, vizinho ou parente acham que “publicitário trabalha com marketing”. É como se estivéssemos diante de dois gêmeos, mas depois de uma boa análise as diferenças são evidentes.