17 de setembro de 2013
On terça-feira, setembro 17, 2013 by Marcio Furlani in Marketing
Depois que entrei na faculdade de marketing, escutei de alguns amigos assim.... E ai cara... vai ser um publicitário..
E a resposta é sempre... não cara.. vou ser um marketeiro.
As pessoas confundem o que cada profissão faz, mas isso é natural, pois as profissões são muito parecidas, mas seus objetivos são bem diferentes.
O profissional de marketing tem capacidade de criar estratégias com objetivo de satisfazer os desejos e necessidades do consumidor. Envolve da logística até a definição do preço para construir valores e tornar os benefícios do produto mais claros ao público-alvo. Se o Marketing fosse um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.
Para ilustrar melhor, vamos considerar um cara que está se preparando para a balada. O objetivo do rapaz é conquistar uma garota. Para isso, ele usa de forma inconsciente algumas estratégias de Marketing (que muitos chamam de “marketing pessoal”): roupas de marca, perfume caro, cabelo com gel (opcional) e um carro. A cantada faz o papel da Publicidade: tem que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (o cara) e não espantar o público-alvo.
Para o produto ou serviço ter sucesso no mercado é necessário que as duas áreas andem juntas, já que se uma for ruim o desempenho da outra será afetado. Talvez seja por isso que o seu amigo, vizinho ou parente acham que “publicitário trabalha com marketing”. É como se estivéssemos diante de dois gêmeos, mas depois de uma boa análise as diferenças são evidentes.
O que você procura?
Páginas
Artigos
- Biblioteca Virtual (5)
- Comportamento • Pessoas (13)
- Consultoria em Redes Sociais (1)
- Consultoria Empresarial (2)
- Design (3)
- Marketing (8)
- Personal Mentoring (3)
- Recomendo (1)
- Treinamento e Cursos (2)
Formulário de contato
Artigos + Lidos
-
Você já teve a oportunidade de assistir uma apresentação de uma orquestra sinfônica? Uma orquestra é composta por diversos músicos e cada u...
-
Campanha de e-mail marketing.. em qual segmentação ela está? Comunicação em massa, relacionamento? E-mail marketing é estratégia! O mercad...
-
1. Ouça o seu coração Seu coração vai te dar sabedoria e te guiar para que você tome suas decisões. Confie no seu coração e na sua intuição ...
-
Atrair e reter supertalentos é uma das principais metas das organizações modernas. Profissionais com habilidades técnicas e comportamentais ...
-
Você está em busca daquele emprego massa, mas não faz ideia de como proceder durante a conversa com o recrutador e, só de pensar nisso, c...
-
1- Qual é o papel da comunicação interna nas Organizações? A globalização do mercado acelerou e fortaleceu a pressão dos concorrentes em...
-
1 – Introdução É fato que grupos geracionais diferentes terão perspectivas diferentes, mas talvez não tenhamos gasto tempo suficiente ...
-
A maioria de meus clientes sempre me fazem a mesma pergunta. Por que investir em Marketing Digital? Apesar de o marketing digital...
-
Causa da Mediocridade Está sendo medíocre? Não sabe se está sendo? Quer melhorar ou descobrir? Confira esses itens abaixo e chegue as su...
-
A forma que você se comporta profissionalmente certamente será um norteador de sua carreira. Grandes executivos de grandes empresas deve...