30 de janeiro de 2014
On quinta-feira, janeiro 30, 2014 by Marcio Furlani in Marketing
Campanha de e-mail marketing.. em qual segmentação ela está? Comunicação em massa, relacionamento?
E-mail marketing é estratégia!
O mercado do e-mail marketing vem exigindo, cada dia mais, a profissionalização dos que nele atuam. Com a importância adquirira por este verdadeiro canal de comunicação entre marcas e clientes, fica cada vez mais evidente que não existe espaço para trabalhos amadores.
Se sua empresa ainda trata o e-mail marketing como estratégia de comunicação em massa, com aquele pensamento de “quanto mais gente receber minha mensagem melhor”, está mais do que da hora de vocês reverem seus conceitos.
Como qualquer estratégia de comunicação, neste caso, estratégia de relacionamento, para gerar resultados, e-mail marketing requer análise de mercado, estudo e, principalmente, planejamento.
Uma campanha de e-mail marketing pode ter diversas finalidades, sendo assim, a primeira pergunta que você deve se fazer ao traçar sua estratégia é “Qual o objetivo da minha ação?”: A resposta pode variar em divulgação da marca, venda direta de produtos, relacionamento pós-compra, apresentação de novidades, divulgação de conteúdos, entre outros, mas é muito importante que você saiba exatamente o tipo de comunicação e os resultados que espera obter para começar a se planejar.
É a partir do objetivo inicial que suas estratégias vão tomando forma. Se a resposta para esta pergunta inicial foi, por exemplo, a venda direta de produtos, você deverá apresentar itens que sejam relevantes a seu público, de uma forma que chame a atenção e faça com que os usuários cliquem em seu e-mail já pensando em conversão. Para isso, você terá que criar uma peça totalmente voltada a venda, desde a composição das cores e disposição dos produtos em seu HTML até a landing page de destino.
A segmentação de públicos também é de extrema importância. Quando digo isso não estou pensando na ideia antiga de clusterização que era a separação das campanhas para homens e mulheres por exemplo. Hoje, precisamos conhecer os comportamentos e preferências de nossos clientes para que eles recebam e-mails com produtos e informações que fato interessam.
Com o e-mail marketing, você consegue saber exatamente quem abriu sua mensagem, onde clicou, em qual link, dia e horário. Este conhecimento é muito valioso para sua empresa já torna possível o planejamento de ações futuras com base em comportamento reais.
Campanhas baseadas em comportamento de navegação são uma ótima opção, já que ao receber um e-mail personalizado, seus clientes irão perceber que você de fato os conhece e os respeita.
As oportunidades e possibilidades são inúmeras! Mergulhe no universo de seus clientes, estude seus comportamentos, atenda suas expectativas e você verá porque o e-mail marketing já é tido como o canal de comunicação com o maior ROI do mercado.
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