27 de fevereiro de 2015
On sexta-feira, fevereiro 27, 2015 by Marcio Furlani in Comportamento • Pessoas
Cuidar é uma arte. Cuidar significa abdicar de alguns momentos de sua vida, de sua rotina, de suas tarefas para agir em favor a outra pessoa. Cuidar é mais do que tomar conta, é tomar conta e aprimorar.
A pergunta que comecei a me fazer hoje e pretendo me fazer todos os dias é: Como está meu cuidado com as pessoas? Estou cuidando de forma integra e saudável? E a pergunta mais contundente: Estou desenvolvendo corretamente este trabalho?
É muito importante essa reflexão pois geralmente deixamo-nos sermos cuidados na mesma proporção que cuidamos, ou seja, se cuidamos com maestria de alguém geralmente também nos deixamos sermos cuidados na mesma forma.
O mundo de hoje é corrido, mal temos tempo para nós mesmos, isso é um fato, mas não podemos esquecer que vivemos em sociedade, em grupos e por muitas vezes em equipe. Precisamos do outro, precisamos de cuidados que não conseguimos enxergar em nossa própria existência.
Em um relacionamento, quando cuidamos e permitimos que a outra pessoa faça o mesmo conosco, o entrosamento é muito melhor. O fluxo de energia, diálogo e etc fui muito mais.
No mundo empresarial não é diferente.
Quer deduzir como determinada empresa cuida de seus funcionários? Então observe como essa mesma empresa cuida de seus clientes, de seus produtos e de sua imagem. Isso porque geralmente a "arte de cuidar" começa de dentro pra fora. Se uma empresa não cuida do que é primordial para seu crescimento, muito provavelmente ela não cuidará de seus funcionários.
Observe os seguintes aspectos antes de se engajar na trilha de conseguir um colocação profissional naquela sonhada empresa.
- CUIDADO COM SEUS CLIENTESObserve e pesquise como a empresa cuida de seus cliente. Eles são a parte mais importante de uma empresa no contexto financeiro e este é o que faz a roda da evolução de uma empresa girar.Seja ousado, pergunte aos clientes como eles são cuidados por aquela empresa. Analise o grau de satisfação dos clientes e após isso você terá um diagnóstico quase completo daquela empresa.
- CUIDADO COM SEUS FUNCIONÁRIOSFaça uma breve pesquisa com alguns funcionários da empresa e observe qual é a satisfação deles perante ao cenário atual da instituição. Geralmente, os funcionários, são o ponto de maior exposição de satisfação ou insatisfação com a empresa.Quer ver um exemplo muito comum? Quando observamos fotos ou matérias sobre funcionários de grandes empresa como Facebook ou Google geralmente vemos um ambiente de descontração e muito produtividade. E é assim mesmo. Ambientes que proporcionam bem estar aos seus funcionários, fazem que eles se dediquem mais as suas tarefas.
- CUIDADO COM SUA IMAGEMEste sem dúvidas é o "tendão de Aquiles" das instituições. Empresas que não cuidam do seu "Marketing Pessoal", vamos assim dizer, não cuida nem de seus funcionários e nem de seus clientes e muito menos de sí mesma. Se existe evolução é por inércia de fases de intenso cuidado ou atitudes setoriais isoladas.Uma empresa com suas ferramentas de Publicidade e Marketing defasadas e mal cuidadas geralmente não estão preocupadas de como os seus clientes a enxergam ou como seus funcionários trabalham.
Minha recomendação é: Antes de se empenhar para conseguir trabalhar na empresa dos sonhos, pesquise e observe. Se todas as resposta contemplarem seus quesitos de exigências, é hora de começar a se empenhar.
Mas lembre-se, uma empresa não se faz sozinha e não se esqueça que antes de sermos cuidados temos que cuidar também. Por diversas vezes na história, as evoluções começaram por uma só pessoa. Evolua seus princípios e atitudes.
Seja um cuidador e boa sorte!
O que você procura?
Páginas
Artigos
- Biblioteca Virtual (5)
- Comportamento • Pessoas (13)
- Consultoria em Redes Sociais (1)
- Consultoria Empresarial (2)
- Design (3)
- Marketing (8)
- Personal Mentoring (3)
- Recomendo (1)
- Treinamento e Cursos (2)
Formulário de contato
Artigos + Lidos
-
Você já teve a oportunidade de assistir uma apresentação de uma orquestra sinfônica? Uma orquestra é composta por diversos músicos e cada u...
-
Campanha de e-mail marketing.. em qual segmentação ela está? Comunicação em massa, relacionamento? E-mail marketing é estratégia! O mercad...
-
1. Ouça o seu coração Seu coração vai te dar sabedoria e te guiar para que você tome suas decisões. Confie no seu coração e na sua intuição ...
-
Atrair e reter supertalentos é uma das principais metas das organizações modernas. Profissionais com habilidades técnicas e comportamentais ...
-
Você está em busca daquele emprego massa, mas não faz ideia de como proceder durante a conversa com o recrutador e, só de pensar nisso, c...
-
1- Qual é o papel da comunicação interna nas Organizações? A globalização do mercado acelerou e fortaleceu a pressão dos concorrentes em...
-
1 – Introdução É fato que grupos geracionais diferentes terão perspectivas diferentes, mas talvez não tenhamos gasto tempo suficiente ...
-
A maioria de meus clientes sempre me fazem a mesma pergunta. Por que investir em Marketing Digital? Apesar de o marketing digital...
-
Causa da Mediocridade Está sendo medíocre? Não sabe se está sendo? Quer melhorar ou descobrir? Confira esses itens abaixo e chegue as su...
-
A forma que você se comporta profissionalmente certamente será um norteador de sua carreira. Grandes executivos de grandes empresas deve...