27 de fevereiro de 2015

On sexta-feira, fevereiro 27, 2015 by Marcio Furlani in
Cuidar é uma arte. Cuidar significa abdicar de alguns momentos de sua vida, de sua rotina, de suas tarefas para agir em favor a outra pessoa. Cuidar é mais do que tomar conta, é tomar conta e aprimorar. 
A pergunta que comecei a me fazer hoje e pretendo me fazer todos os dias é: Como está meu cuidado com as pessoas? Estou cuidando de forma integra e saudável? E a pergunta mais contundente: Estou desenvolvendo corretamente este trabalho?

É muito importante essa reflexão pois geralmente deixamo-nos sermos cuidados na mesma proporção que cuidamos, ou seja, se cuidamos com maestria de alguém geralmente também nos deixamos sermos cuidados na mesma forma. 

O mundo de hoje é corrido, mal temos tempo para nós mesmos, isso é um fato, mas não podemos esquecer que vivemos em sociedade, em grupos e por muitas vezes em equipe. Precisamos do outro, precisamos de cuidados que não conseguimos enxergar em nossa própria existência. 

Em um relacionamento, quando cuidamos e permitimos que a outra pessoa faça o mesmo conosco, o entrosamento é muito melhor. O fluxo de energia, diálogo e etc fui muito mais.

No mundo empresarial não é diferente.

Quer deduzir como determinada empresa cuida de seus funcionários? Então observe como essa mesma empresa cuida de seus clientes, de seus produtos e de sua imagem. Isso porque geralmente a "arte de cuidar" começa de dentro pra fora. Se uma empresa não cuida do que é primordial para seu crescimento, muito provavelmente ela não cuidará de seus funcionários.

Observe os seguintes aspectos antes de se engajar na trilha de conseguir um colocação profissional naquela sonhada empresa.


  • CUIDADO COM SEUS CLIENTES

    Observe e pesquise como a empresa cuida de seus cliente. Eles são a parte mais importante de uma empresa no contexto financeiro e este é o que faz a roda da evolução de uma empresa girar. 
    Seja ousado, pergunte aos clientes como eles são cuidados por aquela empresa. Analise o grau de satisfação dos clientes e após isso você terá um diagnóstico quase completo daquela empresa.

  • CUIDADO COM SEUS FUNCIONÁRIOS

    Faça uma breve pesquisa com alguns funcionários da empresa e observe qual é a satisfação deles perante ao cenário atual da instituição. Geralmente, os funcionários, são o ponto de maior exposição de satisfação ou insatisfação com a empresa. 
    Quer ver um exemplo muito comum? Quando observamos fotos ou matérias sobre funcionários de grandes empresa como Facebook ou  Google geralmente vemos um ambiente de descontração e muito produtividade. E é assim mesmo. Ambientes que proporcionam bem estar aos seus funcionários, fazem que eles se dediquem mais as suas tarefas.


  • CUIDADO COM SUA IMAGEM

    Este sem dúvidas é o "tendão de Aquiles" das instituições. Empresas que não cuidam do seu "Marketing Pessoal", vamos assim dizer, não cuida nem de seus funcionários e nem de seus clientes e muito menos de sí mesma. Se existe evolução é por inércia de fases de intenso cuidado ou atitudes setoriais isoladas. 
    Uma empresa com suas ferramentas de Publicidade e Marketing defasadas e mal cuidadas geralmente não estão preocupadas de como os seus clientes a enxergam ou como seus funcionários trabalham.

Minha recomendação é: Antes de se empenhar para conseguir trabalhar na empresa dos sonhos, pesquise e observe. Se todas as resposta contemplarem seus quesitos de exigências, é hora de começar a se empenhar.

Mas lembre-se, uma empresa não se faz sozinha e não se esqueça que antes de sermos cuidados temos que cuidar também. Por diversas vezes na história, as evoluções começaram por uma só pessoa. Evolua seus princípios e atitudes.

 Seja um cuidador e boa sorte!