24 de março de 2015

On terça-feira, março 24, 2015 by Marcio Furlani in
Você já teve a oportunidade de assistir uma apresentação de uma orquestra sinfônica?
Uma orquestra é composta por diversos músicos e cada um tem uma função e um instrumento para tocar, na verdade a orquestra é dividida em cinco  classes:

  • Cordas (violinos, harpas e etc.)
  • Madeiras (Flautas, clarinetes e etc.)
  • Metais ( Trompetes, saxofones e etc.)
  • Percussão (Caixas, bombos e etc.)
  • Teclas ( Piano, órgão e etc.) 

Como você pode observar cada classe tem seus instrumentos próprios e seus momentos de tocar em uma pauta musical. 
Não podemos nos esquecer que uma orquestra é regida por um regente ou maestro que é o responsável por auxiliar a execução de cada processo precisamente. A orquestra depende do maestro e o maestro da orquestra. 
No mundo empresarial funciona da mesma forma. A empresa é um conjunto de "classes" que "tocam" suas músicas em determinadas etapas do processo administrativo ou produtivo.  

E mais do que isso, cada classe é composta por indivíduos que tem suas particularidades profissionais.  Um indivíduo tem habilidade em determinado assunto, software e etc, enquanto outro indivíduo tem habilidade com outros processos, ou seja, ninguém é igual a ninguém e cada um tem a sua própria forma de administrar seus processos produtivos. 

Mas como dar um basta nessa bagunça? É simples...

Toda empresa tem departamentos e cada departamento seus gestores. Cabe ao gestor de cada departamento conduzir de forma harmoniosa cada integrante de sua equipe. Para isso, além de conhecer profundamente os processos envolvidos na produção o gestor precisa conhecer os indivíduos, tanto no âmbito pessoal como profissional e o que pensa sobre o trabalho que desempenha.

O gestor não é a pessoa que aponta o que precisa ser feito, é aquele que acompanha todo o processo produtivo, intervindo onde é necessário. 

Conhecer o colaborador nessas alturas é mais do que importante, através deste feeling o gestor saberá quando cada colaborador poderá contribuir ao máximo para determinada tarefa. 

É um erro o engessamento de processos, isso funcionou no passado e garanto que hoje não funciona mais. Claro regras comportamentais devem existir, mas não que exista um engessamento do trabalho. Somos humanos e não máquinas, não podemos ser programados para fazer com excelência aquilo que não temos habilidade ou competência. É necessário engajamento do gestor para com o colaborador de modo que ele ensine o caminho, e que ensine-o a tocar.
O gestor de sucesso é aquele que sabe identificar o potencial de cada colaborador e apontar o momento certo de agir, como o maestro na orquestra.
Não é um trabalho fácil, mas com bastante treinamento e dedicação, aos poucos, a música quase é tocada sozinha. A caixa de engrenagens se ajusta funcionando de forma perfeita.

Se você quer ser um gestor de sucesso, siga as seguintes dicas:


  • Não ordene fazer, faça - Seu colaborador se sentirá muito mais seguro se seu gestor o acompanhar em determinada tarefa ou dificuldade;
  • Opine - Dê sua opinião de como o processo pode ser realizado com mais agilidade e exatidão. Mas lembre-se que sua opinião pode estar errada, por isso aconselho a atentar-se à próxima dica;
  • Ouça - Ouça o que seus colaboradores tem a dizer. Reuniões de Brain Storm com a equipe faz que ela tenha um engajamento maior na tomada de decisão de uma determinada tarefa. Existem mil formas de fazer uma determinada atividade, pode ser que o colaborador mais novo da equipe tenha uma forma mais ágil de fazê-la.


Com essas dicas você poderá mapear melhor sua equipe e a si mesmo. A troca de experiência é intensificada e o aprendizado é muito mais elevado. 
Quer fazer sua empresa tocar uma doce música?

Dedique-se em ser o melhor "Maestro" que sua empresa pode ter.





Marcio Alessandro Furlani
Autor 
Possui graduação em Marketing pela Universidade Anhanguera e especializando em Administração e Marketing pela Instituto Ieducare.
Atualmente é designer da Pró-Diretoria de Inovações Pedagógicas das Faculdades INTA e Diretor de Marketing e Design da Empresa Koorum. 






Evaneide Dourado Martins
Transposição Didática e Correção
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2005) e Especialização em Educação a Distância pelas Faculdades INTA. Atualmente é autora roteirista multimídia de material didático e executa