28 de outubro de 2017
On sábado, outubro 28, 2017 by Marcio Furlani in Marketing
Desde o boom das redes sociais, o mundo corporativo só tem uma palavra em mente, *seguidores*, é uma batalha diária para que o índice da página, perfil, ou seja, lá o que for.. cresça. O sucesso nas redes sociais depende de quantos seguidores a empresa ou pessoa tem.
Fora todo o esforço do marketing para encontrar e direcionar suas publicidades para seu "público-alvo". São horas de reuniões para definir as pautas. O que será postado, em que hora será postado, em que região será direcionada e o valor do impulsionamento, já que o resultado orgânico das redes cai dia após dia, e não por nossa culpa, a dos anunciantes, mas pelos códigos impecáveis, famosos algoritmos que limitam nossa tremendo esforço para apenas a alguns de nossos conhecidos.
"Apenas" 81% das empresas que tem seus perfis ativos nas redes, em algum momento já pagou impulsionamento. Ou em uma única publicação, ou anualmente, ou mensalmente e até mesmo diariamente, varias vezes por dia.
Legal.... pagina cheia de seguidores.... o meu publico está gostando...
Nosso dedo cria vida própria e a ânsia de ver quantas curtidas ganhamos, faz que ele não pare de apertar o botão "atualizar" ou mesmo o gesto para essa ação.
Agora eu, estou em casa tranquilamente... cuidando dos meus pets, vendo tv, cozinhando.. ou qualquer outra tarefa, e decido dar uma olhadinha, que geralmente dura 26 minutos (segundo pesquisas da UOA, University of Amsterdan) e de repente, aquilo que não era em momento algum uma vontade, se transforma em uma necessidade de primeiro grau: Aquele relógio, aquela bolsa, aquela sobremesa, aquele hambúrguer, aquele refrigerante.... Bingo... os marqueteiros acertaram com sucesso como me fazer uma vontade daquelas. Analiso mentalmente minhas finanças, acho que dá... e bora comprar.
É ai meu amigo, minha amiga, que começa o drama....
Você entra na loja, parece que ali acabou de sair um funeral, todo mundo com a mínima vontade de trabalhar, desanimado, cansados ou até mesmo na rodinha de conversa entre vendedores, e quem sou eu? o pobre mortal que irá desfazer esse momento tão pleno? De tanta interatividade... jamais, sou apenas um cliente.
Trabalhei em algumas empresas e vejo a forma de atuar de algumas outras. Meu amigo, no mundo de hoje você tem indicador de resultados de tudo. Até de quilômetros percorridos vs. vendas eu já vi. Metas desafiadoras, concorrência muitas vezes a um clique de distancia, mercado desacelerado.. e o vendedor morto.
Pessoal, pelo amor de Deus.. o atendimento é a ferramenta principal de qualquer relacionamento, seja ela de vendedor e cliente, marido e mulher, pais e filhos.. e etc.
Uma certa vez perguntei a um auditório onde palestrava para professores, sobre atendimento: Quem já fez um atendimento hoje? Absolutamente ninguém levantou a mão.
Isso porque na nossa mente o atendimento esta vinculado ao "dar atenção, ouvir" e muitas vezes falamos com as pessoas no automático.
Nós atendemos constantemente, seja no telefone, no abençoado whatsapp, a porta, o filho, o vizinho, o pai, a mãe, o marido, enfim... atendemos quase que 24h por dia, pois não podemos nos esquecer de que atendemos a si mesmos com nossas necessidades.
A essência de uma boa venda, esta no atendimento, está na abordagem.. a venda se faz nos primeiros 15 segundos da conversa.
Nem todos que estão me lendo agora, são vendedores (de profissão), mas todos nós somos clientes. O Olhar nos olhos, o sentir, o fazer parte, tem que existir no processo de vendas. Todo vendedor tem a mesma desculpa: Não vende porque tá caro. MENTIRA.. não vende porque não dá foco, não se atualiza, não lê um livro, não faz um curso, não se aprimora em nada, exceto na arte de dar desculpas. Eu mesmo já deixei de comprar no lugar mais barato para comprar no lugar de melhor atendimento.
Muitas vezes, o comprar de seu cliente, não é apenas uma venda sua, mas um sonho dele. Todos nós temos sonhos, e dentre os principais é o de adquirir algo. Desde um objeto simples á um carro luxuoso. Sonho não tem tamanho... mas todos são importantes. Seu cliente precisa saber que você se importa com isso.
Não faça de sua empresa ou negocio um amontoado de pessoas que você não conhece pelo simples motivo de ter curtido seu perfil ou pagina, se relacione com ele. Escute ele. Olhe nos olhos dele e lembre-se. Curtidores não mantem empresa de portas abertas... mas o faturamento sim.
Obrigado...
Boas Vendas..
Autor
Possui graduação em Marketing pela Universidade Anhanguera e especializando (MBA) em Gestão Estratégica de Marketing pela Instituto Executivo (Sobral - CE)
Atualmente é CEO da MFMD Co, escritor, esposo, pai de uma filha linda e de dois pets incríveis.
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