5 de abril de 2018
On quinta-feira, abril 05, 2018 by Marcio Furlani in Marketing
Mediante as novas tecnologias da atualidade,
como a internet, redes sociais e os networks cada vez mais digitais, temos a
leve sensação que conquistar um novo cliente é bem mais fácil do que manter um
cliente antigo. E isso de fato acontece, pois já participei de consultorias de
algumas empresas e sempre me deparo com a seguinte situação:
A carteira de clientes inativos é bem maior do que a de clientes ativos e isso é muito, muito preocupante.
A carteira de clientes inativos é bem maior do que a de clientes ativos e isso é muito, muito preocupante.
As estatísticas dizem que
conquistar um novo cliente custa 5(cinco) vezes mais do que manter um cliente
antigo, mas na minha cabeça, na minha lógica, essa conta não bate.
Questiono-me então: Por que então
as empresas preferem gastar 5 vezes mais em conquistar um novo cliente do que
manter um cliente antigo? Certamente, em um mundo em que cada dia o faturamento
não é mais indicador e sim o LUCRO, sobra de dinheiro não é.
O cliente antigo é difícil de
trabalhar, eu sei. Ele geralmente pede maiores descontos, pensa que pode ter
mais vantagens que os outros clientes, e de fato podem.
O cliente antigo é o responsável
para que a conta feche no final do mês. Cliente antigo é o cliente fiel, num
mundo de tanta infidelidade e volatilidade. O cliente antigo é o cara chato
de se trabalhar e isso realmente é um fato.
Mas se coloque no lugar do
cliente, você iria querer ter mais benefícios que os demais, tenho certeza.
Meu falecido pai tinha uma conta
em um famoso banco, sua conta era mais antiga que minha existência, é sério.
Ele tinha orgulho de emitir um cheque onde constava que ele era o cliente 5
estrelas de mais de 40 anos de conta. Isso, na época dos cheques, era um status
e tanto. Depois que ele se aposentou, naturalmente as coisas mudaram um pouco,
os rendimentos e o vigor diminuem bastante. Com o passar dos anos o cheque, que
outrora era símbolo de status, ficou mais raro do que nota de 1 real (entres
pessoas físicas, é claro), no entanto o fato de ser um cliente de muitos anos
mexia com o brio do meu pai, mexeria com o meu também.
Morreu e a conta ficou, 5 estrelas com mais de 45 anos e uma taxa de manutenção altíssima.
Morreu e a conta ficou, 5 estrelas com mais de 45 anos e uma taxa de manutenção altíssima.
O meu pai foi fidelizado, o banco conseguiu persuadi-lo que ele era importante. É isso que devemos fazer com os nossos clientes antigos, trata-los especialmente, coloca-los em um pedestal e ser parceiro dele. Dar vantagens conforme se relaciona com nossa empresa.
O que vejo muito é a busca de
cliques e curtidas que não geram lucro algum e a busca constante de clientes
novos para que daqui alguns dias sejam esquecidos e ignorados, cara... o
cliente é que paga sua conta.
Quando chego a uma empresa que a
carteira de clientes inativos é maior que os ativos, vejo que existem vários problemas
ali, é o indicador que mais me atento e o que eu mais me preocupo, pois
sinalizam falta de um bom atendimento, falta de relacionamento, falta de
pós-venda, falta de vontade e muita preguiça.
Faça um teste, entre em contato
com 10 clientes inativos e pergunte o porquê deixaram de negociar com a
empresa, as respostas são surpreendentes, mas muitos empresários não escutam as
críticas e não tem a humildade de assumir que errou em alguma parte do
processo, se revoltam contra o cliente, diz que ele não sabe de nada e partem
para estratégias de adquirir novos clientes. É triste.
Escute mais seu antigo cliente,
converse mais, se relacione mais, envie um chocolate no dia do aniversário pra
ele, você vai perceber a diferença que isso faz. Os bancos fazem isso, não é a
toa que são as empresas que mais lucram no Brasil e no mundo.
Pense nisso e lucre mais.
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