19 de setembro de 2020
1 – Introdução
As pessoas são os maiores diferenciadores para
negócios de sucesso - mas podem não ser tão diferentes em suas crenças e
valores essenciais. Essas semelhanças entre grupos geracionais podem ajudar a
preencher a lacuna geracional de sua força de trabalho e maximizar o potencial
humano dos trabalhadores de todas as idades.
2 – Vantagens observadas pela combinação de gerações dentro das organizações.
Quando se tem a
gestão sob controle, os resultados são excelentes, vistos por diversas óticas.
No texto a seguir vou relatar algumas dessas vantagens competitivas que a
combinação de diferentes gerações, dentro da organização, pode trazer para a
organização e seus clientes.
2.1 - Pessoas de todas as idades buscam um propósito em seu trabalho - ajude-os a encontrá-lo.
A verdade é, o
propósito atrai os melhores talentos de todas as gerações. E em uma era de
"bem social", em que funcionários de todas as gerações querem fazer a
diferença na sociedade, no meio ambiente e na vida de outras pessoas, é função
dos líderes "ativar o propósito" e "ajudar a trazer à tona o
latente boas intenções e aspirações dos funcionários para fazer a diferença. ”
Os líderes destacam
que se o propósito é parte integrante de cada aspecto da empresa e da cultura,
é essencial tornar o propósito real, mostrando como uma organização “vive sua
missão” e tratando todos os colaboradores com respeito e gratidão demonstra que
a empresa leva a sério ajudar as pessoas a crescer e ter sucesso. Além disso,
ao desenvolver um propósito compartilhado, os líderes acabam construindo
equipes multigeracionais mais coesas que são movidas pelos mesmos objetivos
elevados.
2.2 - Os colaboradores mais velhos possuem um conhecimento imenso. É preciso criar uma cultura para eles possam compartilhá-lo.
A criação desse
tipo de ambiente colaborativo também pode levar a benefícios secundários. Os
candidatos a emprego de todas gerações estão procurando organizações onde
possam crescer pessoal e profissionalmente”. Isso significa que eles
provavelmente valorizarão a transferência de conhecimento - não a verão como um
obstáculo. Embora as condições de negócios tenham mudado dramaticamente, as
pessoas ainda são pessoas. A confiança é um requisito universal para interações
positivas. As vastas mudanças sociais e tecnológicas remodelaram o ambiente de
negócios moderno, criando "uma nova fronteira de negócios". Para ter
sucesso nessa nova fronteira, as empresas devem maximizar o potencial humano
dos membros da equipe, independentemente da idade.
2.3
- Colaboradores mais jovens trazem novas habilidades e perspectivas que
beneficiam a todos.
O ritmo
acelerado do ambiente de negócios atual forçou as organizações a serem mais
ágeis e as mudanças tecnológicas e
sociais redefiniram o que é agilidade efetiva. Décadas atrás, os executivos
seniores podiam fazer um levantamento do cenário de negócios, emitir um comando
sobre como a organização mudaria de direção e esperar controlar a execução
desse comando. Esse modelo de comando e controle da velha escola não é mais
efetiva
Os colaboradores
mais velhos abraçaram amplamente os ambientes de trabalho ágeis, que se alinham
com as características do novo paradigma de liderança. A Forbes relata que os
ambientes ágeis se alinham com os valores comuns, como flexibilidade para se
adaptar a problemas em constante mudança, distribuição de responsabilidade em
vez de uma divisão estrita de trabalho, tempos de resposta rápidos e autonomia
para executar as tarefas como acharem adequado. Para ajudar os membros mais
velhos da equipe a aprender agilidade com os mais jovens, é necessário que
todos se atualizem para, “a nova realidade digital”, aulas de tecnologia e
treinamento para trabalhadores mais velhos e flexibilidade e acomodações para
trabalhadores com diferentes níveis de habilidade digital. Nesse sentido, as
gerações podem se complementarem entre si mesmas.
3 - Conclusão
Referências Bibliográficas
MALAFAIA,
Gabriela Silva. 2011. Gestão estratégica de pessoas em ambientes
multigeracionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7., Rio
de Janeiro e Niterói, 2011. Anais eletrônicos ... Rio de Janeiro e Niterói:
UFF, 2011.
OLIVEIRA, Sidnei.
Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo:
Integrare, 2010
WADA, Elizabeth
K.; CARNEIRO, Natalie A. As necessidades da geração Y no cenário de eventos
empresariais. 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2011.
O que você procura?
Páginas
Artigos
- Biblioteca Virtual (5)
- Comportamento • Pessoas (13)
- Consultoria em Redes Sociais (1)
- Consultoria Empresarial (2)
- Design (3)
- Marketing (8)
- Personal Mentoring (3)
- Recomendo (1)
- Treinamento e Cursos (2)
Formulário de contato
Artigos + Lidos
-
Você já teve a oportunidade de assistir uma apresentação de uma orquestra sinfônica? Uma orquestra é composta por diversos músicos e cada u...
-
Campanha de e-mail marketing.. em qual segmentação ela está? Comunicação em massa, relacionamento? E-mail marketing é estratégia! O mercad...
-
1. Ouça o seu coração Seu coração vai te dar sabedoria e te guiar para que você tome suas decisões. Confie no seu coração e na sua intuição ...
-
Atrair e reter supertalentos é uma das principais metas das organizações modernas. Profissionais com habilidades técnicas e comportamentais ...
-
Você está em busca daquele emprego massa, mas não faz ideia de como proceder durante a conversa com o recrutador e, só de pensar nisso, c...
-
1- Qual é o papel da comunicação interna nas Organizações? A globalização do mercado acelerou e fortaleceu a pressão dos concorrentes em...
-
1 – Introdução É fato que grupos geracionais diferentes terão perspectivas diferentes, mas talvez não tenhamos gasto tempo suficiente ...
-
A maioria de meus clientes sempre me fazem a mesma pergunta. Por que investir em Marketing Digital? Apesar de o marketing digital...
-
Causa da Mediocridade Está sendo medíocre? Não sabe se está sendo? Quer melhorar ou descobrir? Confira esses itens abaixo e chegue as su...
-
A forma que você se comporta profissionalmente certamente será um norteador de sua carreira. Grandes executivos de grandes empresas deve...