19 de setembro de 2020

On sábado, setembro 19, 2020 by Marcio Furlani in


 1 – Introdução

 É fato que grupos geracionais diferentes terão perspectivas diferentes, mas talvez não tenhamos gasto tempo suficiente explorando as semelhanças. Ao logo da minha carreira profissional identifiquei que é positivo na organização, ter diferentes grupos geracionais. Dessa forma cada tipo de pessoa e a geração que a lhe caracteriza pode resolver desafios sociais e ambientais e trabalhando com diversos grupos de pessoas.

 As pessoas são os maiores diferenciadores para negócios de sucesso - mas podem não ser tão diferentes em suas crenças e valores essenciais. Essas semelhanças entre grupos geracionais podem ajudar a preencher a lacuna geracional de sua força de trabalho e maximizar o potencial humano dos trabalhadores de todas as idades.

2 – Vantagens observadas pela combinação de gerações dentro das organizações.

 Durante minha carreira, pude observar várias vantagens da combinação de gerações dentro das organizações. Salientando que, não é fácil gerir essas diferenças, principalmente se o time é um time novo em uma tarefa nova. É preciso ter pulso, paciência e sobretudo, sabedoria para gerir de forma eficaz essas diferenças.

Quando se tem a gestão sob controle, os resultados são excelentes, vistos por diversas óticas. No texto a seguir vou relatar algumas dessas vantagens competitivas que a combinação de diferentes gerações, dentro da organização, pode trazer para a organização e seus clientes.

2.1 - Pessoas de todas as idades buscam um propósito em seu trabalho - ajude-os a encontrá-lo.

 As empresas com funcionários altamente engajados relatam 22% a mais de produtividade, uma taxa de sucesso duas vezes maior e uma taxa de rotatividade de funcionários 65% menor do que as empresas com funcionários menos engajados, relata a Revista Você S/A de Junho de 2020 (ed 266). Mas há um problema: a organização precisa envolver funcionários de todas as idades para obter esses benefícios em toda a organização. A solução? Valorizar as diferenças entre os membros da equipe multigeracional, ao mesmo tempo em que usam suas crenças e valores centrais compartilhados para construir um propósito organizacional que inspire todos a realizar mais.

A verdade é, o propósito atrai os melhores talentos de todas as gerações. E em uma era de "bem social", em que funcionários de todas as gerações querem fazer a diferença na sociedade, no meio ambiente e na vida de outras pessoas, é função dos líderes "ativar o propósito" e "ajudar a trazer à tona o latente boas intenções e aspirações dos funcionários para fazer a diferença. ”

Os líderes destacam que se o propósito é parte integrante de cada aspecto da empresa e da cultura, é essencial tornar o propósito real, mostrando como uma organização “vive sua missão” e tratando todos os colaboradores com respeito e gratidão demonstra que a empresa leva a sério ajudar as pessoas a crescer e ter sucesso. Além disso, ao desenvolver um propósito compartilhado, os líderes acabam construindo equipes multigeracionais mais coesas que são movidas pelos mesmos objetivos elevados.

2.2 - Os colaboradores mais velhos possuem um conhecimento imenso. É preciso criar uma cultura para eles possam compartilhá-lo.

 O grande segredo na gestão de pessoas é capacitar os colaboradores para alcançar seu potencial como seres humanos - para serem tão criativos, bem informados e produtivos quanto possível. Isso significa que estão alcançando alturas que talvez não pensassem ser possíveis em termos de projetos que realizam, habilidades que desenvolvem, inspiração que sentem. O trabalho não é um lugar amortecedor ou estressante a ponto de ser debilitante. É um lugar onde as pessoas ganham vida. Funcionários que se sentem respeitados como pessoas e profissionais é  essencial para criar um ótimo local de trabalho para todos.

A criação desse tipo de ambiente colaborativo também pode levar a benefícios secundários. Os candidatos a emprego de todas gerações estão procurando organizações onde possam crescer pessoal e profissionalmente”. Isso significa que eles provavelmente valorizarão a transferência de conhecimento - não a verão como um obstáculo. Embora as condições de negócios tenham mudado dramaticamente, as pessoas ainda são pessoas. A confiança é um requisito universal para interações positivas. As vastas mudanças sociais e tecnológicas remodelaram o ambiente de negócios moderno, criando "uma nova fronteira de negócios". Para ter sucesso nessa nova fronteira, as empresas devem maximizar o potencial humano dos membros da equipe, independentemente da idade.

2.3 - Colaboradores mais jovens trazem novas habilidades e perspectivas que beneficiam a todos.

 Mitos geracionais impactam todas as gerações. Em alguns casos, esses mitos aumentaram o silêncio entre as gerações no local de trabalho. Nenhuma geração é mais produtiva ou mais “preguiçosa” que as outras. Todas precisam de elogios constantes e pontos motivacionais para se sentirem bem. Esses mitos não são apenas enganosos, mas também podem tornar os funcionários mais velhos pouco receptivos para a aquisição de habilidades e perspectivas valiosas que são úteis no ambiente de negócios atual.

O ritmo acelerado do ambiente de negócios atual forçou as organizações a serem mais ágeis  e as mudanças tecnológicas e sociais redefiniram o que é agilidade efetiva. Décadas atrás, os executivos seniores podiam fazer um levantamento do cenário de negócios, emitir um comando sobre como a organização mudaria de direção e esperar controlar a execução desse comando. Esse modelo de comando e controle da velha escola não é mais efetiva

Os colaboradores mais velhos abraçaram amplamente os ambientes de trabalho ágeis, que se alinham com as características do novo paradigma de liderança. A Forbes relata que os ambientes ágeis se alinham com os valores comuns, como flexibilidade para se adaptar a problemas em constante mudança, distribuição de responsabilidade em vez de uma divisão estrita de trabalho, tempos de resposta rápidos e autonomia para executar as tarefas como acharem adequado. Para ajudar os membros mais velhos da equipe a aprender agilidade com os mais jovens, é necessário que todos se atualizem para, “a nova realidade digital”, aulas de tecnologia e treinamento para trabalhadores mais velhos e flexibilidade e acomodações para trabalhadores com diferentes níveis de habilidade digital. Nesse sentido, as gerações podem se complementarem entre si mesmas.

3 - Conclusão

 Pessoas de diferentes gerações têm muitas diferenças e semelhanças. Isso é uma coisa boa. Valores e prioridades compartilhados por membros da equipe de todas as gerações podem ser usados ​​para criar um propósito organizacional compartilhado que atenda às necessidades  de ser membros produtivos e positivos de organizações e comunidades. Enquanto isso, membros mais velhos e mais jovens da equipe podem aprender habilidades valiosas com as diferentes experiências e perspectivas uns dos outros. Um passo fundamental é criar locais de trabalho que permitam a todos os membros da equipe realizar todo o seu potencial humano. O diferencial vital para um negócio bem-sucedido hoje são as pessoas - e sua organização precisa preencher a lacuna de geração do local de trabalho para realizar todo o seu potencial.

 Referências Bibliográficas

 Dutra, J. S., Veloso, E. F. R., Fischer, A. L., & Nakata, L. E. (2009). As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(1), 55-70. 

MALAFAIA, Gabriela Silva. 2011. Gestão estratégica de pessoas em ambientes multigeracionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7., Rio de Janeiro e Niterói, 2011. Anais eletrônicos ... Rio de Janeiro e Niterói: UFF, 2011.

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare, 2010

WADA, Elizabeth K.; CARNEIRO, Natalie A. As necessidades da geração Y no cenário de eventos empresariais. 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2011.